Projeto da Secesp oferece maior qualidade de vida a idosos do Território I

Às sete horas da manhã, na quadra de esportes do Jardim Veneza, Território Cidadão I, lá estavam os idosos que integram o grupo de ginástica da terceira idade. Nem mesmo o frio e a chuva fina foram capazes de afastar das atividades físicas os aposentados que dedicam uma hora do dia, a semana toda, para os exercícios comandados pelos professores Márcio Santos e Lessandro Campos, da Secretaria de Cultura e Esportes.

O projeto foi criado há quatro anos e nunca deixou de funcionar por falta de alunos. “Hoje vieram poucos. Quando o tempo está mais agradável o número de pessoas aqui na quadra é bem maior”, informou o professor Márcio. A maioria dos idosos que faz ginástica no grupo da terceira idade, iniciou a prática por recomendação médica.

Edna Barbosa dos Santos, 59, disse que quando começou a fazer ginástica sofria com a pressão alta e o sobrepeso. “Perdi 13kg e a minha pressão está normalizada”, fala animada. Neli dos Santos, 65, dois anos de projeto, disse que o problema dela era o colesterol alto e as dores nas pernas e nos braços. “Comecei a me exercitar e tudo melhorou. Não vou parar. Minha saúde está muito boa”, comemorou.

Para o professor Márcio esse é o objetivo do programa, desde sua criação levar qualidade de vida e saúde para os idosos. No Jardim Veneza as aulas de ginástica para terceira idade são ministradas de segunda a sexta feira, das 7 às 8 horas, na quadra de esportes do bairro.

Cascavel Velho
No Bairro Cascavel Velho, Território Cidadão I, o número de idosos fazendo ginástica, nesta quarta feira (16) chegou a 40. A prática é realizada no calçadão da Rua França próximo a Unidade de Saúde, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira) das 8 às 9 horas. A grande incentivadora do grupo é a dona Santana Souza Leria , 92. “Ela dificilmente falta às aulas. Isso só acontece quando ela esta doentinha”, revelou o professor Márcio, que a acompanha desde o início do projeto em fevereiro de 2017, quando foi instalado o Território Cidadão I. A aula de ginástica é marcada pelo bom humor, seriedade com que os alunos fazem os exercícios, dedicação dos professores e comprometimento de todos para que o projeto tenha êxito. Aqui também, a maioria dos idosos começou a atividade por recomendação médica. A dona Santana disse que além de se exercitar e fazer o que o “doutor” pediu ela faz amizades e se diverte muito. “E isso é bom pra saúde” . Já a dona Maria Rosa, 72, revelou que perdeu cinco quilos desde que começou a se exercitar. “Estou mais leve, mais disposta, com mais vontade de fazer minhas coisas”. No Cascavel Velho o número de idosos que faz ginástica no Calçadão da Rua França, ultrapassa 60 pessoas.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Secom

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.